

Os limites de Terra Vermelha são as ruas A, I, M e Afonso Cláudio. O bairro tem como vizinhos o loteamento Estrela e os bairros Normília, João Goulart e Brunella Dois. Os moradores contam, com duas escolas de ensino fundamental, o Caic Paulo Vinhas e a Escola de Primeiro Grau (EPG) Terra Vermelha, além de uma creche. Possui três times de futebol: Terra Vermelha Esporte Clube; Grêmio Esporte Clube e Comunitário Esporte Clube.
O bairro que no ínicio foi conhecida como “Tangará” (referência a novela global que possuía uma cidade de mesmo nome), devido a distância que era do resto da cidade de Vitória, recebeu o nome de Terra Vermelha devido a cor do barro existente naquele lugar, obviamente vermelho.

Em 1977, começaram as primeiras ocupações na região que hoje é conhecida como o Bairro Terra Vermelha. As primeiras famílias a ocuparem o local, moravam em uma área onde ficava a Adutora do rio Marinho. As terras ocupadas faziam parte do Loteamento Brunella Um, um dos loteamentos criados e pertencentes ao dono de terras Aníbal Frizzeira. Entretanto o local era desocupado e não legalizado, foram apossadas pelo senhor Aníbal sem serem registradas em seu nome.
No final de 1978, início de 1979, o Governo do Estado foi acionado atendendo á oito movimentos pró- moradia que surgiram, e acabou desapropriando as terras, e fechando uma parceria com a empresa Vale do Rio Doce para a construção de 500 casas para os desabrigados ocupantes.
Em maio de 1988 teve início a construção das primeiras 235 residências, de um total de 575. Um ano depois, no dia 23 de maio de 1989, o Governo do Espírito Santo entregou a 1ª chave das casas de Terra Vermelha à moradora Dona Roxinha, sendo essa a data oficial de surgimento do bairro. Uma segunda etapa com mais 235 casas, foi inaugurada a 20 de maio de 1990. A terceira etapa, em novembro do mesmo ano. A última, em março de 1991.
Mesmo assim, o bairro sofreu uma ocupação desordenada sem intervenção posterior do governo. A partir do ano 1991, mais bairros foram surgindo aos mesmos moldes, dando os primeiros formatos da Região da Grande Terra Vermelha – como foi o caso de Ulisses Guimarães e Normília- o então prefeito da cidade capixaba canela-verde, Jorge Anders desapropriou as terras conhecidas como “o banheirinho” Ilha da Jussara, para construção de moradias.
Surgiram na mesma época, por movimentos de ocupação e moradia os bairros de Jabáete – que fizeram uma cooperativa para construção de 500 casas – João Goulart – que tendo uma área muito grande foi dividida em João Goulart e Morada da Barra. Também, Barramares, Cidade da Barra e 23 de maio.Os bairros que surgiram em 1991, diferente do que aconteceu com Terra Vermelha sofreram uma grande resistência por parte do Poder Público local.