

Os limites de Terra Vermelha são as ruas A, I, M e Afonso Cláudio. O bairro tem como vizinhos o loteamento Estrela e os bairros Normília, João Goulart e Brunella Dois. Os moradores contam, com duas escolas de ensino fundamental, o Caic Paulo Vinhas e a Escola de Primeiro Grau (EPG) Terra Vermelha, além de uma creche. Possui três times de futebol: Terra Vermelha Esporte Clube; Grêmio Esporte Clube e Comunitário Esporte Clube.
O bairro que no ínicio foi conhecida como “Tangará” (referência a novela global que possuía uma cidade de mesmo nome), devido a distância que era do resto da cidade de Vitória, recebeu o nome de Terra Vermelha devido a cor do barro existente naquele lugar, obviamente vermelho.

Em 1977, começaram as primeiras ocupações na região que hoje é conhecida como o Bairro Terra Vermelha. As primeiras famílias a ocuparem o local, moravam em uma área onde ficava a Adutora do rio Marinho. As terras ocupadas faziam parte do Loteamento Brunella Um, um dos loteamentos criados e pertencentes ao dono de terras Aníbal Frizzeira. Entretanto o local era desocupado e não legalizado, foram apossadas pelo senhor Aníbal sem serem registradas em seu nome.
No final de 1978, início de 1979, o Governo do Estado foi acionado atendendo á oito movimentos pró- moradia que surgiram, e acabou desapropriando as terras, e fechando uma parceria com a empresa Vale do Rio Doce para a construção de 500 casas para os desabrigados ocupantes.
Em maio de 1988 teve início a construção das primeiras 235 residências, de um total de 575. Um ano depois, no dia 23 de maio de 1989, o Governo do Espírito Santo entregou a 1ª chave das casas de Terra Vermelha à moradora Dona Roxinha, sendo essa a data oficial de surgimento do bairro. Uma segunda etapa com mais 235 casas, foi inaugurada a 20 de maio de 1990. A terceira etapa, em novembro do mesmo ano. A última, em março de 1991.
Mesmo assim, o bairro sofreu uma ocupação desordenada sem intervenção posterior do governo. A partir do ano 1991, mais bairros foram surgindo aos mesmos moldes, dando os primeiros formatos da Região da Grande Terra Vermelha – como foi o caso de Ulisses Guimarães e Normília- o então prefeito da cidade capixaba canela-verde, Jorge Anders desapropriou as terras conhecidas como “o banheirinho” Ilha da Jussara, para construção de moradias.
Surgiram na mesma época, por movimentos de ocupação e moradia os bairros de Jabáete – que fizeram uma cooperativa para construção de 500 casas – João Goulart – que tendo uma área muito grande foi dividida em João Goulart e Morada da Barra. Também, Barramares, Cidade da Barra e 23 de maio.Os bairros que surgiram em 1991, diferente do que aconteceu com Terra Vermelha sofreram uma grande resistência por parte do Poder Público local.
Muito bom esse movimento. Acredito que essa região precisa ser reconhecida e criar uma identidade positiva. Gostria de contribuir. Se se interessarem, deixem aqui um comentário. O BLOG TA NOS MEUS FAVORITOS
ResponderExcluirMichelli,
ResponderExcluirVc tem alguma foto da escola que funcionava no barracão? estou fzendo uma pesquisa de mestrado na regiõa. sou professora lá e vc tem me ajudado muito. se puder me ajudar com mais algo de lá agradeço. oliveirapereiramichele@gmail.com
sou sua seguidora...
Nossa ! Lembro de tudo isso,nessa época eu morava em boa vista 1 vila velha,mas eu e minha mãe vendíamos roupa usada de casa em casa ao escurecer íamos embora(lembro muito do senhor pascoal a esposa dele,dona Lúcia que hoje tem um bar,os filhos dela e as irmãs delas ) nessa época estavam terminando as casas que ficavam na proximidade da casa do Sr pascoal, a terra era vermelhinha vermelhinha parecia sangue, o bairro todo foi aterrado por esse barro,quase não havia mortes "pelo menos nessa época nunca presenciei" a linha de ônibus era o ALVORADA entrava da lateral do aero clube, chegava na caixa d'água virava a esquerda pela Castro Alves depois seguia pela Amaral Peixoto até chegar em terra vermelha,quando passava pela Amaral Peixoto você olhava para o lado direito via Um imenso tapete verde Formado por taboal,olhava para a esquerda via um imenso areial.A trilha que o ônibus passava foi uma pista feita soterrada, muitas história tenho em minha cabeça convivo na Quinta região desde 1989 e estou até hoje,Mas resido em Ulisses Guimarães conhecido por apelido de chocolate
ResponderExcluir