quarta-feira, 14 de abril de 2010

A Terra Vermelha de antigamente

Nos seus primeiros passos, as casas da região eram improvisadas, em sua maioria, feitas de lona e madeira. Não possuíam rede de esgoto, nem sistema de energia.
A rede de esgoto do bairro de Terra Vermelha foi feitas através de mutirões organizados pelos moradores. Antes de sua construção, os moradores utilizavam poços para pegar água e focas para armazenar detritos.

Veja como era o local na época da construção do primeiro valão de Terra Vermelha:



As ruas que não possuíam calçamento, e muitas se encontram assim até hoje, viravam verdadeiros lameiros quando chovia. O comércio era limitado, com mercearias, padarias, uma farmácia e os famosos butecos. A região dependia inteiramente dos bairros mais próximos do centro para suprir suas necessidades. Então, surgia outros problemas do lugar, o transporte e a educação.

Na região - por incrível que possa parecer nos dias atuais - não existia telefone que atendesse a demanda dos moradores. O único telefone existente era o do posto da DPM. Em 1988, a Associação de Moradores, fez um protocolo para inclusão no sistema de telefonia. O primeiro posto de saúde era uma casa improvisada, um posto decente que atendesse de maneira apropriada a população foi construída anos depois. Em 89, só existia uma DPM para atender as ocorrências do lugar.

Fiorella Gomes

Um comentário: