quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cara Nova e curiosidades

Eba, estamos de cara nova!
Renovar é sempre preciso né? Então resolvemos dar uma inovada aqui! Um pouquinho de cor, sem exagerar em nada, mantendo o clima clean!
Explicarei então a imagem de entrada do nosso blog.
A foto retratada no nosso novo layout é nada mais, nada menos do que a Região da Grande Terra Vermelha, também conhecida como Região 5 , como já citamos várias vezes por aqui! Com essa foto panorâmica dá pra ter uma idéia melhor da dimensão e grandiosidade desse conjunto de bairros!


A região que conta com mais de 20 bairros, tem a Rodovia do Sol que a corta, sendo uma das principais vias de locomoção para bairros mais pertos do centro. Outra melhoria para facilitar a locomoção da comunidade local foi a criação do Terminal de Itaparica, que fica depois do Bairro Andorinhas, atrás do Barrasol - um projeto de shopping inacabado.


Na região também se localiza o Rio Jucu - rio este que todo ano é palco do evento em sua homenagem, onde aventureiros descem as suas correntezas de barco ou caiaque. Esse evento nos últimos anos vem marcado por protestos pela sua preservação. O Rio que é orgulho do povo local anda secando em certas partes e muito poluídas em outras,sobretudo na foz.


Encontramos também por ali a Reserva Ecológica Estadual de Jacarenema - um local onde ainda se preserva (ou tenta-se preservar) a fauna e a flora nativas do ES. A Reserva é motivo de conflitos, pois uns querem que a ela continue tendo a sua delimitação atual e cumprindo seu papel de manter a diversidade de vegetação nativa do ES. Outros visando o desenvolvimento pedem a diminuição das delimitações da reserva para que possa ser construídos parques temáticos, condomínios, resorts e hotéis-fazenda.


Há uma grande região de praias, com um litoral rico e prestigiados pelas belezas da Barra do Jucu e Ponta da Fruta. As ondas da região são o paraíso dos surfistas e atrai grandes competições nacionais de Surf, Bodyboard e Kitesurf para a região. Neymara Carvalho, campeã mundial de Bodyboard é cria dessas águas. As mais badaladas pela galera da prancha são as praias do Borrão, Peitori (Barrinha) e Ulé. Já aqueles que gostam de curtir uma boa praia com a família, gostam mesmo das águas mansas da Concha. O morro da Concha é um cartão-postal local!


Vale a pena conhecer a região e participar das suas manifestações culturais que ocorrem ao decorrer do ano, como a Puxada de Mastro na Festa de São Benedito, que sempre vem acompanhada das Bandas de Congo.Tem também a Festa da Nossa Senhora dos Navegantes, realizada no dia 2 de fevereiro na Ponta da Fruta. Entre várias outras.O artesanato e a pesca é um marco na região praiana da Grande Terra Vermelha. E se você gosta de uma boa música ao vivo, vale a pena ir até o Barracústico.


Falando em música a região já foi inspiração para músicos locais e nacionais. A Ponte de Madalena, construída em 1896, que liga a Reserva de Jacarenema à Barra do Jucu. Seu nome é uma homenagem a banda de Congo de mesmo nome e ficou famosa na voz do cantor Martinho da Vila com "Madalena do Jucú". A própria Reserva Estadual também já foi homenageada pela banda local Casaca, assim como o Morro da Concha. Confiram!

Martinho da Vila - "Madalena do Jucú"




Casaca - "Garças de Jacarenema"




Casaca - "Morro da Concha"

Nenhum comentário:

Postar um comentário