quarta-feira, 5 de maio de 2010

Programa Gerar e o Grupo de Gestores Locais da Região 5.

Viver na Região 5, a Grande Terra Vermelha não é uma missão fácil. Já ressaltamos milhares de vezes a dificuldade que os moradores enfrentam no dia a dia para lutar por moradia e pelo desenvolvimento das suas terras.
O problema da casa própria não é a única luta que os moradores se engajam. Comércio, infra-estrutura e emprego são as principais causas levantadas por aqueles que agem em prol do desenvolvimento e do bem estar do seu povo.

1º galpão da cooperativa do movimento de moradia em 96

Foi pensando e vivenciando essa situação que surgiu, em outubro 2003, o Programa Gerar. O programa é baseado em atividades de intervenções sociais executadas pelos próprios moradores. Como a Associação de Moradores sempre foi muito ativista nas questões voltadas à melhorias do bairro de Terra Vermelha e da Região, trazendo sempre bons resultados, houve a motivação da população local de criar um grupo de gestores locais, surgindo assim o Fórum de Desenvolvimento Comunitário GG5 - “Grupo de Gestores Locais da Região 5 – GG5”, que é um fórum localizado em um das regiões mais socialmente vulneráveis do município de Vila Velha, contando com aproximadamente 72 mil habitantes e 29 bairros. O Fórum hoje é uma entidade juridicamente legalizada e composta por 12 membros da Comunidade Local, representantes de alguns bairros, nominado Instituto GG5 de Desenvolvimento Comunitário.



Pra variar, o óbvio e normal da GTV aconteceu, não foi fácil tocarem os projetos. As chuvas de 2003 e 2004 castigaram a região com alagamentos. Acontece que além das propostas de desenvolvimento futuro, o grupo trouxe auto-estima a população local,afinal de contas eles se sentiram pela primeira vez fazendo a diferença na sua comunidade, sendo assim não desistiram e lutaram como povo guerreiro que são.

O curioso do GG5 é que a maior parte das pessoas mobilizadas pelas ações foram as mulheres. Não é a toa que a liderança do Grupo durante três anos pertenceu à Adriana dos Santos de Luz. "Agora eu vou sair, vou embora, mas tudo que construímos e lutamos vai ficar em suas mãos". Foi assim que se despediu Adriana, ao falecer, passando a administração para o Paschoal (que nos cedeu pacientemente à informação).

Pascoal premiado no Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local 2007

O GG5 vem realizando, desde 2003, intervenções sociais voltadas para o desenvolvimento local e sustentável em várias áreas, como comunicação comunitária, entretenimento e lazer, educação e geração de renda. As metas eram ampliar a oportunidade profissional, pois descobriram que 53% da comunidade não tinha profissão. Mais da metade da população local ganhava menos que um salário mínimo. A pesquisa não mostrou altos índices de criminalidade, como muitos jornais falavam. Os maiores problemas foram relacionados ao saneamento básico, à educação e ao lazer. Por último vem a segurança.

Foi diante dessas pesquisas que surgiu em 25 de novembro de 2005 o Banco Terra, que falaremos em breve.

Em 2007, o GG5 foi premiado pela Caixa Econômica Federal no Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local. Confiram!


Nenhum comentário:

Postar um comentário